Notícias

  • Set

    01

    2019

Workshop da Aced levou possibilidades de encarar os desafios da fotografia

A Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) reuniu fotógrafos profissionais e amadores, para Palestra e Workshop de Fotografia, ministrados por Olicio Pelosi. Ele apresentou em dois dias de eventos, com teoria e prática, como encarar o desafio da fotografia no dia a dia, quais as possibilidades que cada um tem independente do equipamento que utiliza, além de trazer uma fundamentação conceitual a respeito do que pensa sobre fotografia a partir de sua experiência.

“A fotografia é uma área de conhecimento muito ampla. Apesar de alguns acharem que o domínio do equipamento e o flash sejam suficientes, por ela ser uma forma de representação e estar inserida dentro de um processo artístico, tem uma amplitude que é preciso entender. Ao entender a produção, você facilita esse apanhado, esse conjunto de atitudes que o fotógrafo precisa ter em relação àquilo que faz”, afirma Pelosi.

Na palestra realizada na noite de sexta-feira, dia 30, ele trouxe perspectivas que contaram desde técnicas, até as diferentes possibilidades de atuação para o fotógrafo, mercado e uso de novas tecnologias. Já no sábado, dia 31, houve workshop com teoria e prática, que levaram em consideração aspectos como uso da iluminação, enquadramento, tratamento de imagens, entre outros.

Durante as dez horas de Workshop, os participantes vivenciaram na prática o que aprenderam, sob o olhar e as recomendações de Pelosi em campo. Em um ônibus, eles seguiram acompanhados pelo professor da sede associação até a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Parque Antenor Martins e Clube Indaiá. Nos locais vivenciaram diferentes formas de aplicar o que aprenderam. Depois, voltaram à Aced para receber uma avaliação de Pelosi nas fotografias que capturaram.

Após o Workshop, foi sorteado um livro que conta com fotografias de Pelosi, o “Rio Batalha, da nascente à foz” ganhado por Emily Puntel de Almeida. A estudante do segundo ano do ensino médio que tem 17 anos e há três se apaixonou pela fotografia, gostou de aprender técnicas que não consegue sozinha manuseando a câmera. “A gente tenta descobrir e vai indo por dedução. Mas, aqui foram muitas coisas detalhadas, iluminação, contraste, velocidade, coisas que eu nem imaginava que existia numa câmera”, afirma a adolescente.

O presidente da Aced, Nilson Aparecido dos Santos, destacou a adesão dos participantes ao formato do Workshop. “Foi um evento inédito de grande receptividade aos participantes que se desinibiram com o manejo dos equipamentos e descobriram novos horizontes dos ângulos na arte de fotografar, inclusive já pedindo uma reedição do curso”, afirmou, destacando o agradecimento da Aced aos parceiros Unigran, Jornal O Progresso, Apae, 4ª Brigada da Cavalaria Mecanizada, Clube Indaiá, patrocinadores  dos Calendários 2020 e ao doutor em Fotografias Olicio Pelosi, da FAAC/Unesp de Bauru (SP).

Franz Mendes, que é fotógrafo, associado da Aced e participante assíduo do Concurso de Fotografia, destacou o aprendizado através do Workshop. “Eu gostei muito, superou as minhas expectativas e esse ano tivemos além da parte teórica, essa parte prática e a de feedback dos nossos trabalhos durante a parte prática. Ajuda muito, seja quem está começando ou participa há alguns anos. Isso melhora não só a qualidade do nosso trabalho, mas também do Concurso”, acredita.

Os eventos integram a programação do 22º Concurso de Fotografia da Aced que terá inscrições abertas na segunda-feira, dia 2. “Temos muitas novidades este ano e contamos com o apoio de todos os participantes”, afirma o vice-presidente da Aced, Amarildo Ricci. Para se inscrever, basta acessar o portal da Aced www.aceddourados.com.br.