Notícias

  • Mar

    05

    2020

Sonho do Boeing 737/700 no aeroporto de Dourados começou na ACED

A segunda maior cidade do Estado passa a contar com voo direto para o aeroporto de Guarulhos em São Paulo, por meio de nova rota que foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 2, no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. Seguindo rumo ao desenvolvimento e com grande potencial em negócios, Dourados foi escolhida pela empresa Gol Linhas Aéreas, por estar em sintonia com o projeto da empresa em ampliar os destinos regionais.  

Mas o sonho do Boeing 737/700 começou dentro da Associação Comercial e Empresarial de Dourados – ACED, em 2010. No período de administração do empresário Antônio Freire, quando o então vice-governador Murilo Zauith era prefeito de Dourados, a ACED buscou o analista de planejamento da Gol, o engenheiro aeronáutico William Vaz de Alencar, que começou a visionar o crescimento comercial e empresarial do município, incluindo ainda, o turismo em Dourados e região.

De acordo com o engenheiro Willian, que é filho do saudoso Francisco Fadul de Alencar, que foi gerente da ACED por muitos anos, os estudos de demanda da Gol são planejamentos à longo prazo. “Como na época eu era responsável por fazer os estudos de demanda e mostrar a empresa o município que eles poderiam investir, a ACED conduziu a ideia e começou a buscar melhorias para o aeroporto e eu apenas mostrei os potenciais do Município”, disse

Para o presidente da ACED, Nilson Santos, esse é o papel da Associação, ser um agente transformador da representação empresarial, mobilizando empresários e a sociedade, para causas do associativismo. “É importante lembrar que Dourados aparece como a cidade que mais oferece empregos no Mato Grosso do Sul, estando entre as 10 no cenário nacional. Com essa nova linha, o turismo vai crescer, os empresários terão mais comodidade em suas viagens e a concorrência pode fazer com que o preço do bilhete reduza”, enfatizou.

Com a chegada da Gol, foram necessárias diversas adaptações no sistema aeroportuário de Dourados, tendo novamente a ACED, participação efetiva através do seu diretor de Assuntos Estratégicos, Domingos Renato Venturini, liderando o movimento na melhoria da infraestrutura, em parceria com a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado e o Aero Clube de Dourados.  

Agora Dourados passa a ter três empresas atendendo a cidade. A Gol Linhas Aéreas estará operando com voos diários, com horário de desembarque previstos para as 16 horas e decolagem às 17 horas, numa aeronave Boeing 737/700 com capacidade para 140 passageiros, interligando o Aeroporto de Dourados com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.