Notícias

  • Mar

    05

    2020

Procon tem programação especial no mês de março em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor

A prefeitura municipal de Dourados, através do Procon (Programa Municipal de Proteção e Orientação do Consumidor), órgão da Procuradoria Geral do Munícipio, promove uma série de atividades para lembrar o Dia Mundial do Consumidor, que ocorre agora, em 15 de março.

O objetivo, além de marcar a data, é fornecer informações e, dessa forma, conscientizar as pessoas sobre seus direitos e incentivar a prática do Código de Defesa do Consumidor, por entender que iniciativas como esta contribuem de forma eficaz e abrangente para uma educação do consumo, falou o diretor do Procon Municipal de Dourados- Antonio Marcos Marques.

O gestor defende uma visão mais completa da relação de consumo e enxergar também o empreendedor, o empresário, em suas necessidades. “Não podemos olhar toda a gama de empreendedores, lojistas, industriais, que também são consumidores, como se permanentemente fossem os vilões nessas relações. Eles precisam ter mais noção de seus deveres. Com isso, entendo que, conscientizando esses empreendedores, para que prestem um melhor atendimento aos seus clientes, obedecendo às regras estabelecidas, teremos menos reclamações de consumidores, menos problemas. Ou seja, uma das formas do Procon preservar os consumidores é preparando os empreendedores para que os atendam da melhor maneira possível. É importante lembrar que sem empreendedores não temos geração de emprego e renda, consequentemente não temos consumo. Todos são importantes nessa cadeia”.

O Procon promove neste mês diversas ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, 15 de março, conforme programação a seguir:

Divulgação do Ranking de Reclamações

A principal atividade que integra a semana do consumidor será a divulgação,  do Cadastro de Reclamações Fundamentadas – (CRF), que é a “lista negra” das empresas mais reclamadas no ano de 2019.

Distribuição  de material educativo

No dia 18/03, em parceria com o Shopping Avenida Center será realizada a distribuição de material educativo. O procon irá orientar os consumidores e fazer a entrega gratuita de exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC), de cartilhas educativas, dentre outros. O objetivo é orientar os consumidores  sobre seus direitos e os fornecedores sobre seus deveres.

Palestras Educativas

Para conscientizar os consumidores sobre os seus direitos, o Procon, promove várias palestras educativas em parceria com  escolas,  assistência social, (através dos Cras do município), e será realizado ainda palestra para o Batalhão do corpo de bombeiros.  Ainda como parte da programação, do mês do consumidor.

“Todos nós somos consumidores e é preciso que as pessoas, de uma forma mais aprofundada, conheçam os seus direitos. A imprensa, nas grandes datas comerciais, tem ajudado muito os consumidores neste sentido, de que existe uma legislação que o protege de eventuais danos ou abusos, conhecer esses direitos e a forma de exercê-los. Precisamos de mais informação, mais conscientização”, frisou Antonio Marcos Marques.

 LANÇAMENTO DO PROJETO MESTRES DO CONSUMIDOR:

Procon vai as escolas para difundir e orientar os direitos dos consumidores aos mestres, (os professores e funcionários administrativos),  que são os multiplicadores de conhecimento, assim  com esse projeto, e através dos professores e funcionários, entendemos que toda sociedade seja de alguma forma beneficiada, além de falar sobre os direitos básicos do consumidor, as palestras envolverão orçamento familiar, e adequação de orçamento de compras.

As escolas que desejarem receber essas palestras, e fazer parte do projeto basta entrar em contato com o Procon de Dourados/MS, pelo e-mail: procon@dourados.ms.gov.br, ou telefone 3411-7654- e falar com a direção.