Notícias

  • Mar

    12

    2020

Prefeitura busca parceria da ACED para orientar empresário sobre poluição visual

O totem publicitário é um modelo de divulgação que explora as características físicas e de localização de uma empresa. Por serem simples, práticos e fáceis de desenvolver, muitos são os empresários que optam por utilizá-lo como uma porta de entrada para o mundo da divulgação publicitária e assim, ter maior contato com os clientes. Mas, buscando reduzir a poluição visual e melhorar o espaço para os pedestres, a Prefeitura Municipal de Dourados buscou a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Dourados - ACED, para orientar os empresários sobre a necessidade de adequar-se ao Código de Posturas do Município. 

Conforme o Código, é proibido colocar cartazes, faixas, anúncios, fixar cabos, fios ou quaisquer dispositivos nas árvores das vias, calçadas ou logradouros públicos. Por isso a Secretaria de Serviços Urbanos está, inicialmente, notificando os empresários que poderão ser multados caso não retirem qualquer tipo de publicidade das calçadas dentro do prazo estipulado pela Prefeitura Municipal de Dourados. 

“A administração não busca ganhar dinheiro multando os empresários, por isso, mediante a notificação, se houver uma justificativa e o totem, por exemplo, tiver uma complexidade maior, o prazo também será maior para retirada. Nosso objetivo é limpar a poluição visual que temos hoje no município e melhorar a via pública para o pedestre. Agora, em parceria com a ACED, vamos buscar meios para ajudar o empresário. Dourados tem uma carência enorme de lixeiras, podemos normatizar algo, para que novas lixeiras sejam colocadas nas vias públicas e tenham propagandas”, disse o secretário da Semsur, Fabiano Costa. 

Para o vice-presidente da ACED, Amarildo Ricci, o pedido de retirada dos totens surpreendeu muitos empresários. “Anos atrás também houve essa necessidade com as faixas que eram colocadas para divulgação de produtos ou eventos, e todos foram se adequando. Acredito que toda mudança tenha seu lado positivo, mas existe uma divergência na Lei e precisamos ajustar o quanto antes. A ACED está de portas abertas aos empresários e a administração municipal para buscar melhorias para nossa Dourados”, afirmou Amarildo. 

Durante a reunião, também ficou acordado que uma comissão será montada, onde a ACED fará parte e junto com a Semsur e a Procuradoria Geral do Município, um novo Código de Postura será editado. Também estiveram participando da reunião, o 1º Secretário da ACED, Everaldo Leite Dias, o diretor do SCPC, Francisco Eduardo Custódio e o diretor de fiscalização e postura, Francisco Alencar Taveira.