Notícias

  • Jan

    24

    2020

Inadimplência do consumidor reduziu quase 30% entre as empresas associadas da ACED

Dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC, revela uma boa notícia para o comércio douradense. Os registros no órgão reduziram 29,95% em 2019, comparado aos doze meses de 2018. Durante os 365 dias do ano passado, o SCPC deixou de inserir 6.611 negativações, ou seja, em 2018, 22.075 nomes foram parar na lista do SCPC, enquanto no ano passado, apenas 15.464 consumidores tiveram o nome negativado. A má notícia, é que as consultas também reduziram, o que pode significar queda nas vendas a prazo feitas através do carnê ou cheque. Essas consultas foram 7,21% menores no ano passado, em relação à 2018.

De acordo com Ivanilde Marques da Silva Godoy, que trabalha no departamento do SCPC há 27 anos, a facilidade do cartão de crédito pode ser o grande fator para a restrição de consultas para aprovação de crédito. “A pesquisa se refere somente às lojas locais, associadas à ACED, não incluindo as empresas de rede, como bancos ou financeiras”, afirmou.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados - ACED, Nilson Santos, a redução de inclusão de nomes no SCPC, pode significar a queda nas vendas ou a redução de inadimplência do consumidor, já que no ano passado, a entidade foi parceira do Procon na Campanha Saindo do Sufoco. “Durante todo o período da Campanha, foram realizados 630 atendimentos. Uma campanha que busca apoiar o consumidor na renegociação de dívidas em atraso, promovendo a volta do consumo no comércio, principalmente no final do ano”, disse Nilson.

Nilson Santos destacou ainda, a importância de empresas serem associadas à ACED, pois além de obter uma avaliação completa que inclui o comportamento de pagamento do consumidor do SCPC, maior banco de dados da América Latina administrado pela Boa Vista Serviços, conta ainda, com o departamento médico, locações do auditório com estacionamento, convênios diversos para os empresários e seus colaboradores.  Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3416-8653.