26 Jul 2019 | HRS

Escolha criteriosa de diversas plataformas pode ampliar visibilidade das marcas


Conhecer bem a base de clientes, a participação de mercado, o propósito da empresa e aonde quer chegar, foram apontados como aspectos importantes para comunicar de maneira eficiente com os consumidores, durante a edição especial da Roda Empresarial com o tema “Como as Marcas Crescem”. Centenas de pessoas se reuniram no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), na noite desta quinta-feira, dia 25, para ver exemplos de estratégias usadas pelas grandes empresas. A palestra foi ministrada pelo gerente de Marketing da Rede Matogrossense de Comunicação, Cícero Mariano e a coordenadora de Marketing da TV Morena, Viviane Farias. Eles apresentaram estudos, causas e consequências do que grandes marcas fizeram para conquistar resultados. Destacaram que os consumidores estão mais sensíveis aos valores das empresas analisando se eles se identificam com o que elas transmitem e seu posicionamento, fatores que atualmente influenciam na decisão de compra. Diante disso, as empresas precisam fazer sua comunicação considerando perfil e identidade do negócio, levando a mensagem da maneira correta desde aos funcionários e fornecedores até aos clientes. Na palestra, foram citados exemplos de como é preciso compor um conteúdo alinhado ao propósito, escolha de canais de comunicação que caibam no bolso, de acordo com o conhecimento sobre mercado e publico alvo. Viviane lembra que uma característica das grandes marcas para aumentar a base de clientes é o uso de multiplataformas, não se restringindo a um único tipo de mídia que não vai alcançar todo mundo que consome. “Se você restringe a anunciar sua marca em um tipo de meio ou com um tipo de linguagem só, você não vai alcançar quem no futuro possa vir a precisar de você, então tem que pensar em longo prazo”, afirmou. Ela lembra que o ideal é distribuir a verba entre meios de comunicação diferentes, com orientação de um profissional de marketing para que seja bem direcionada. Mariano relata que a profissionalização da área com a presença de cientistas nesse contexto do Marketing, proporciona a análise de bancos de dados focada em estudos. “Marketing é uma ciência humana e o ser humano está cada vez mais complexo, cheio de possibilidades e a gente precisa se aprofundar no entendimento da cabeça dele”, relata. Ele ainda acredita que para vender bem é preciso “entender de gente”. Para o Diretor Departamental de Marketing da Aced, Paulo Ajax, o conteúdo apresentado no evento pode colaborar com a saúde das empresas douradenses que participaram da Roda Empresarial. “Comunicação está ligada à venda, a relacionamento com o cliente, a negócio. Então tudo o que puder ser passado de comunicação de uma forma tão agradável como foi, com bons parceiros, está colaborando para o negócio do associado, seja de pequena, média ou grande empresa”, afirmou. “As grandes empresas se tornaram grandes pela sua expertise e também pela sua comunicação. Uma empresa quando se comunica bem, passa a ser bem vista e conhecida”, acredita o gerente regional da TV Morena em Dourados, Rivando Messias. A emissora junto com o G1 MS, foi parceria da Aced na realização do evento. Ainda para Messias, essa união para levar conhecimento e trocar informações é importante para mostrar o otimismo do setor empresarial. O presidente da Aced, Nilson Aparecido dos Santos, destacou a necessidade da publicidade, marketing e divulgação. “Este tripé são as ferramentas para estabilizar a marca de uma empresa”, pontua. A próxima Roda Empresarial será realizada no dia 20 de agosto, às 19h, no auditório da Aced. Para mais informações, acompanhe a associação no portal (www.aceddourados.com.br), Facebook (fb.com/aced.dourados) e Instagram (@aceddourados). Receba novidades por e-mail enviando uma mensagem para o marketing@aceddourados.com.br. Mais informações, através do (67) 3416-8653 ou (67) 9 8402-6658 (WhatsApp).

Voltar

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e fale conosco pelo Whatsapp.

Vamos conversar no WhatsApp?