08 Mai 2023 - 13:00hHRS

Dia das Mães deve movimentar R$ 42.26 milhões em Dourados, salto de 18% em relação a 2022



A Pesquisa Sazonal de Intenção de Compras do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS) e do Sebrae MS aponta que o Dia das Mães deve movimentar neste ano R$ 42.26 milhõe, volume 18% maior que em 2022, com gasto médio de R$ 458,27, considerando presentes e comemorações.

A maior parte dos entrevistados, 81,65% informa que irá comemorar a data, sendo que 74,53% pretendem dar presentes. A preferência é para roupas, artigos de perfumaria e calçados, com a escolha da homenageada prevalecendo entre os fatores que vão definir a compra do presente.

Dentre os que informaram que não irão presentear na data, 70,59% disseram que a mãe já faleceu, 10,29% moram longe delas e 5,88% alegam estar sem dinheiro.

“É importante ressaltarmos que a maioria, 63,32%, pretende pagar à vista e por isso esperam descontos. O parcelamento é outro fator ao qual o lojista deve estar atento, apontado como fator decisivo por 28,64% dos que irão presentear”, diz a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.

Sobre as comemorações, a maioria dos entrevistados (83,94%) pretende passar o dia reunido com a mãe e preparar uma refeição, sendo que 9,63% dizem que pretendem ir a um restaurante ou similar. O valor médio gasto com presente será de R$ 223,87, e o valor médio com comemorações ficou em R$ R$ 234,40.

Sobre o local da compra do presente, 49,75% dos consumidores preferem comprar em lojas do centro, 20,60% vão comprar em lojas de bairro e 12,56% no shopping. A grande maioria (80,40%) vão fazer compras presencialmente e apenas 21,61% online.

“Considerando a disposição maior das pessoas em gastar no período, os pequenos negócios podem aproveitar a data para aumentar seu faturamento e lucro. Para isso, é preciso apresentar uma vitrine atraente em suas lojas, oferecer produtos de qualidade, com preços competitivos e descontos, pelo menos para os pagamentos à vista. Além disso, é sempre importante fazer uma divulgação com antecedência, utilizando o potencial dos canais digitais. Vale ressaltar também o cuidado com a gestão para garantir o abastecimento do negócio, para que o cliente não fique sem o produto desejado”, explica a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha.

Clique aqui e confira a pesquisa completa

 


 

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