Notícias

  • Mai

    12

    2021

ACED mostra a importância da energia solar para o empresariado na 1ª Douratech

A ACED – Associação Comercial e Empresarial de Dourados, realiza nesta quarta-feira, dia 12, a 1ª Douratech de energia solar fotovoltaica. Respeitando todos os protocolos de biossegurança exigidos pela Prefeitura Municipal, o evento reuniu autoridades e empresários da Grande Dourados e levou informação, através de palestras e showroom.

A primeira palestra foi realizada pelo engenheiro eletricista da Balfar Solar, uma das principais fábricas do Brasil de equipamentos, componentes e elementos para instalações de usinas fotovoltaicas, Humber Furlan. Durante sua explanação, ele mostrou conhecimento técnico do fenômeno fotovoltaico e informou como funciona a geração da energia elétrica. Logo depois, o coordenador de projeto e cadastro da Energisa, Héber Henrique Selvo, falou sobre o roteiro de habilitação de uma usina de geração fotovoltaica e como funciona o sistema de compensação.

“A Energisa sempre participa de iniciativas como esta que a ACED está promovendo. Temos como objetivo, desmitificar e simplificar para o cliente os procedimentos de acesso a esse tipo de geração de energia, que é uma fonte renovável, que visa a sustentabilidade e índice de satisfação geral, que é um compromisso da Energisa”, disse Héber.

Para o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, que discorreu sobre a mudança na legislação e os direitos do consumidor, a ACED de Dourados é uma das associações mais bem estruturadas no Estado e saiu à frente sendo protagonista com esse evento. “Não existe órgão de controle e equilíbrio de relação de consumo, sem uma sociedade organizada. E esse evento é uma mostra de que é possível ter esse equilíbrio, sendo esse, o papel principal do Procon. Não temos interesse em punir o comerciante, ao contrário, estaremos sempre lutando por todos. E essa parceria da ACED com o Procon, mostra que em eventos como esse, o sucesso é certo”, enfatizou.  

Já para o secretário de governo Henrique Sartori, que esteve representando o prefeito Alan Guedes, essa é uma das ações que fomenta o desenvolvimento da economia do município. “Estamos aqui para fortalecer essa parceria com a sociedade civil e incentivar que novos empreendimentos cheguem a nossa região, em busca de solução e tecnologia, principalmente da energia sustentável e renovável”, salientou.

“Nesse evento, temos a oportunidade de desmistificar mais uma inovação de mitos e verdades sobre a evolução da formação de energia sustentável como alternativa para o desenvolvimento social e econômico. O evento está oferecendo conhecimento técnico, oportunidades de negócios com fornecedores de projetos e execução, bem como o contato com bancos oficiais que estão à disposição para consultas e financiamentos. Além de trazer oportunidades e conhecimentos aos nossos associados, consolidamos Dourados como polo de desenvolvimento na Grande Dourados”, afirmou o presidente da ACED, Nilson Santos.

Também estiveram participando do evento, além dos diretores da ACED, o secretário de desenvolvimento de Dourados, Cleriston Jose Recalcatti; o vice-presidente do Sicredi, Edilson Lazzarini; o presidente do Sindicato Rural, Angelo Ximenes; o diretor do Procon de Dourados, Antônio Marcos Marques; o gerente regional do Senai, Rogério Mattos e ainda, por vídeo, o secretário da Semagro, Jamime Verruk e o superintendente do Sebrae, Claudio Mendonça.