Notícias

  • Nov

    30

    2021

2ª Douratech sobre inovação supera expectativas em Dourados

A cada dia que passa, falar sobre o que é inovação e seus impactos se torna algo mais frequente. Nesse sentido, o assunto não mais se restringe a um pequeno grupo de pessoas, nem às grandes empresas, muito menos somente as pessoas que têm dinheiro. A inovação está presente no dia-a-dia de todos, principalmente dos micros e pequenos empreendedores que buscam apresentar uma nova ideia para o mercado e, assim, consolidar o próprio negócio em um caminho promissor e inovador.

E, pensando nisso, a Associação Comercial e Empresarial de Dourados – ACED, trouxe para a 2ª Douratech, o tema inovação, no último dia 30 de novembro. Durante todo o dia, foram realizadas palestras com temas diversos e showroom com apresentação de projetos de inovação.

O evento seguiu todos os protocolos de biossegurança e contou com a participação do Sebrae/MS, do Senai, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), da Embrapa, da Aceleradora Inova Unigran, da Econova MS, da Prefeitura Municipal de Dourados e do apoio logístico de mídia da TV Record e da TV RIT.

Para o coordenador do evento e diretor da ACED, João Renato Canto, o evento atingiu seu objetivo ao mostrar aos empresários como utilizar os recursos já disponíveis em Dourados, além de engajar o empresariado no ecossistema de inovação e criar oportunidades de negócios para o comércio local com o uso da inovação.

De acordo com a estudante de entomologia e conservação da biodiversidade da UFGD, Jéssica Lucchetta, que apresentou o projeto da empresa Sistêmica Kovê – que trata sobre o controle biológico de pragas e o desenvolvimento da incubação, o evento da ACED serve para divulgar ainda mais os projetos de inovação de Dourados.

“Inovação vai além de um computador e jogos eletrônicos. Ela é a mola propulsora para as empresas conseguirem se manter no mercado e a UFGD, através da incubadora, torna-se ainda mais empreendedora e inovadora. Na nossa área, eventos como a Douratech, serve para divulgar o controle biológico, mostrar a importância e a efetividade dos nossos estudos, da ciência”, ressaltou Jéssica.

Participaram do evento, o prefeito Alan Guedes, o secretário de desenvolvimento, Cleriston José Recalcatti, a coordenadora de Cultura da UFGD, Graziela Moura, o gerente de gestão e negócios do Sesi, Guilherme Jafar, a gerente do Senac, Lucélia Castro, o gerente de startup da Fiems, Odilon Moura, o gerente do Senai, Marco Aurélio, além de professores, estudantes e os diretores da ACED, Everaldo Leite Dias e Clécio Tina.