25 Fev 2021 | HRS

Revista Exame aponta Startup Acordo Certo da Boa Vista como uma das 50 que mudam o Brasil


Elas são mais sustentáveis, diversas, digitais e atraem cada vez mais investidores. A Exame procurou especialistas do ecossistema de empreendedorismo brasileiro e reuniu as startups com maior potencial de crescer nesta década

Os anos 2020 começaram num ritmo de reviravolta completa no mundo. A pandemia mudou o jeito de uma pessoa interagir com a outra, de estar num ambiente de trabalho, de cuidar do corpo (e do outro) e de curtir a vida. Até agora, a década tem sido para lá de "disruptiva", um aportuguesamento do verbo em inglês para o ato de perturbar (to disrupt) e que virou um dos jargões mais comuns entre empreendedores. Afinal, toda startup almeja (ou deveria almejar), algum dia, mudar radicalmente a forma de ganhar dinheiro nos setores em que atua - ou mesmo criar mercados em que tem vantagens sobre os concorrentes.

Com o cotidiano de pernas para o ar mesmo com a chegada de uma vacina, a vida nos anos 2020 trouxe uma série de dificuldades, mas também uma leva de oportunidades para empreendedores que, munidos de boas ideias e uma dose de sagacidade, estão dispostos a desbravar. Esta edição da EXAME, a primeira com o especial "50 startups que mudam o Brasil", propõe realçar as histórias de um grupo de empreendedores com potencial de crescer rapidamente ao longo desta década, unindo inovação com impacto social.

Para chegar à lista das 50 empresas, a EXAME ouviu cinco especialistas no ecossistema empreendedor brasileiro, entre gestores de fundos e conselheiros de empresas de tecnologia (veja abaixo).

Além disso, a lista foi complementada com sugestões de jornalistas e profissionais da EXAME com expertise em negócios de tecnologia, como Victor Gatti, head de finance da EXAME que, no currículo, acumula passagens por fundos de venture capital, e teve a curadoria dos editores Leo Branco e Filipe Serrano.

As empresas foram divididas em 14 categorias, de acordo com os mercados de atuação de cada uma. As histórias nas próximas páginas mostram de onde vieram esses negócios, quais foram as conquistas até aqui e os motivos para acreditar que o futuro deles é promissor nos anos 2020.

Boa Vista - Acordo Certo

O QUE FAZ: mantém uma plataforma digital para negociação com credores

POR QUE DEVE CRESCER: o contato dá eficiência num mercado sempre forte: o de dívidas

O devedor brasileiro depara com o estresse da dívida e também com o da cobrança. A boa notícia é que existem serviços que tornam a experiência menos traumática. A receita é fazer a negociação no meio digital. É o que faz a startup Acordo Certo.

Criada em 2016, a fintech foi comprada em dezembro pela empresa de análise de crédito Boa Vista por 37 milhões de reais. "Buscamos resolver um problema social oferecendo uma experiência diferente", diz Dilson de Sá, presidente da startup.

A plataforma conta com 30 credores, que oferecem até 95% de desconto nas dívidas. A fintech encerrou 2020 com 4 milhões de novos acordos e faturamento de 7,9 milhões de reais, um aumento de 240%. A base de devedores dobrou: são 15 milhões de CPFs.

Voltar

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e fale conosco pelo Whatsapp.

Vamos conversar no WhatsApp?