12 Mai 2025 - 13:30hHRS

ACED participa de palestra sobre Rota Bioceânica durante a 59ª Expoagro


Na manhã desta segunda-feira (12), a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED) participou da palestra sobre a Rota Bioceânica, realizada durante a programação da 59ª Expoagro. A apresentação foi conduzida por Lúcio Lagemann, assessor especial de Logística da Semadesc, e reuniu produtores, empresários e lideranças políticas.

Durante a palestra, foram abordados os avanços físicos e institucionais da rota, com destaque para a construção da Ponte Internacional sobre o Rio Paraguai, que já alcança 70% de execução. A obra é considerada essencial para a consolidação do novo corredor logístico que conecta o Brasil ao Pacífico, passando por Paraguai, Argentina e Chile.

Representando a ACED, a diretora executiva Eliane Britez Paim Rodrigues destaca a relevância do projeto. “A Rota Bioceânica é um divisor de águas para o desenvolvimento econômico da nossa região. A ACED tem atuado com empenho pela inclusão de Dourados nesse trajeto estratégico”, afirma.

Diretor de Indústria da ACED, Cesar Agusto Scheider, ressalta o compromisso da entidade na implantação da Rota. “Entendemos que Dourados tem papel central nesse novo cenário de integração continental e a ACED segue firme no compromisso de apoiar iniciativas que impulsionem a competitividade dos empresários douradenses e fortaleçam o comércio exterior regional. 

Além da ponte, foram apresentados os investimentos em infraestrutura rodoviária, como os trechos da Transchaco e da Bioceânica no Paraguai, e as adequações logísticas no lado brasileiro, incluindo a MS-276 e a BR-267. Outro ponto importante foi a articulação entre os países envolvidos quanto aos marcos aduaneiros e fitossanitários.

Com expectativa de reduzir em até 8 mil km o trajeto logístico das exportações para a Ásia, a Rota Bioceânica representa uma oportunidade única de transformar o Mato Grosso do Sul em um hub logístico da América do Sul. 

tags: Expoagro, -Rota-bioceânica, -Dourados, -ACED, -80-anos

Voltar

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e fale conosco pelo Whatsapp.

Vamos conversar no WhatsApp?