Aced Dourados

CONSULTA SCPC

Problemas de Acesso?

NOTÍCIAS

Médica conscientiza sobre casos de câncer em mulheres em palestra na Aced

Médica conscientiza sobre casos de câncer em mulheres em palestra na Aced

19/03/2019

A incidência e mortalidade por câncer colorretal aumentam a cada ano no país, sendo hoje a terceira principal causa da doença entre as mulheres. Para falar sobre prevenção, a médica douradense especialista em coloproctologia, Cinthia Iguma ministrará palestra no 1º ‘Março é Mulher’ que será realizado nesta terça-feira, dia 19, pela Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) e BPW Dourados (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais).

Através do tema “Saúde da Mulher”, a médica apresentará o cenário de aumento dos casos. Hoje, com exceção dos tumores de pele que lideram os índices em ambos os sexos, nas mulheres os mais frequentes são os de mama (29,5%), intestino (9,4%), colo do útero (8,1%), pulmão e tireóide (4%), conforme dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer).

Segundo a especialista, a alta nos casos de câncer colorretal é devido à maior frequência de doenças que aumentam o risco para este tipo de câncer e hábitos de vida, sendo importante o rastreamento precoce. “Em muitos lugares do mundo as estratégias de prevenção são direcionadas às mulheres”, esclarece. A médica ainda vai falar sobre o câncer de estômago que atualmente é o sexto mais comum entre elas.

Graduada em medicina pela Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), Cinthia possui pós-graduação em cirurgia geral e colorretal em faculdades brasileiras e dos EUA, além de MBA em Gestão Empresarial de Saúde pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Com vasta experiência em instituições públicas e privadas na área da saúde, tem atuação reconhecida em Dourados há pelo menos dez anos.

O encontro também contará com palestra da empresária Luciana Faleiros falará sobre “Responsabilidade Social”. A noite ainda terá um coquetel com apresentação cultural. O evento será aberto ao público a partir das 19h, no Auditório da Aced. Interessados podem obter mais informações e confirmar presença através do (67) 9 8402-6658 (WhatsApp) ou (67) 3416-8653.