Aced convida associados a participarem de mutirão de prevenção ao câncer de pele

A Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) convida seus associados a participarem do mutirão prevenção ao câncer de pele com o objetivo de identificar precocemente os casos da doença e conscientizar a população sobre os riscos da exposição solar. A ação será realizada no sábado, 2 de dezembro, em Dourados. Os atendimentos serão feitos gratuitamente das 7h30 às 11h30, no Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase (CRTH), na rua Melvin Jones, nº 706.

"O objetivo é atender a toda a população, especialmente trabalhadores que ficam expostos ao sol diariamente. Durante o mutirão serão feitas buscas de casos com lesões pré-cancerígenas ou já cancerígena para que o paciente comece a fazer o tratamento, além de conscientizar a população sobre a importância da fotoproteção", explica a dermatologista Fernanda Maitto Lemos, coordenadora do mutirão.

A campanha faz parte da ação nacional #DezembroLaranja, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e contará também com os dermatologistas Diemis George Botassari e Pedro Zanuncio como voluntários em Dourados, para atender especificamente os casos suspeitos de câncer de pele.

"Os casos em que for possível iniciar imediatamente o tratamento, nós iniciaremos. Os pacientes que precisarem passar por biópsia ou cirurgia serão atendidos por cada médico de forma voluntaria em seu consultório, e, depois do resultado, encaminhados ao Sistema Único de Saúde", explica a médica.

A recomendação é de que trabalhadores expostos ao sol usem equipamentos de proteção individual (EPI): chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas de cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 30. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior insolação: das 10h às 16h. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele, que é o de maior incidência no país.

Saiba mais sobre a campanha: www.sbd.org.br, www.controleosol.com.br.